quinta-feira, 18 de outubro de 2012

As íntimas relações entre Judaísmo e Rastafarianismo.

O Rastafarianismo é uma doutrina religiosa nascida na Jamaica nos anos 1920. É fortemente centrada na  figura do falecido Rei Hailê Selassiê da Etiópia ,cultuado como descendente do Rei Melenik I , um suposto filho do Rei Salomão com Makeda, a Rainha de Sabá. 
Reza a lenda entre os rastafáris que Melenik I teria trazido a Arca da Aliança para a Etiópia após uma visita ao Rei Salomão em Jerusalém. A Igreja Ortodoxa Etíope acredita que a relíquia sagrada em questão está guardada na Capela da Igreja de Santa Maria de Sião, na cidade de Askum.
Depois do exposto acima, torna-se mais fácil enxergar o ponto em que Rastafarianismo e Judaísmo se encontram. Para os rastafáris, a Etiópia, por tudo que foi citado nos parágrafos anteriores, é a terra prometida em detrimento de Israel. Acreditam os seguidores de Selassiê que o povo negro passou por um círculo de horrores semelhante ao dos judeus, logicamente com algumas mudanças. O Egito dos rastafáris foi o Imperialismo Ocidental. A falsa religião faraônica seriam na atualidade os  Cristianismos Católico e Protestante. O que deve ser atravessado agora não é o Mar Vermelho mas o Oceano Atlântico, haja vista que a volta dos negros às terras ancestrais é parte de uma suposta profecia da religião em questão. Não por acaso que Marcus Garvey, um jornalista e empresário jamaicano da Primeira Metade do Século XX, organizou a Universal Negro Improvement Association ( Associação Universal  para o Progresso Negro ), visando facilitar esse trajeto.
Fora essas questões de ordem messiânica, Rastafarianismo e Judaísmo se encontram também em alguns costumes e crenças praticados comumente: rejeição à carne bovina e certos frutos do mar, uso de dreadlocks ( as tranças típicas dos judeus ortodoxos, que são menção à juba do Leão de Judá ), proibição de cortar o cabelo e fazer a barba etc.
Nesse bojo, faz-se necessário não esquecer a expressão artística que concentrou todo o ideário do Rastafarianismo no campo musical, no caso o Reggae. Esse ritmo jamaicano é famoso mundialmente e deu importantes nomes da Música Pop Mundial, tais como Bob Marley, Peter Tosh, Alpha Blondy, Peter Sutherland, Jimmy Cliff etc. Além disso, tem importância fundamental na propagação dos rastafáris por todo o mundo. 
Em suma, as relações entre Rastafarianismo e Judaísmo são claras e abertas. Ambos movimentos possuem perspectivas messiânicas e doutrinais em comum. Resta saber se os rastafáris possuem um projeto político chauvinista e globalista aos moldes do Sionismo ( que não é endossado pela totalidade dos judeus, muito pelo contrário ). Mas aí são outros quinhentos ! Ou milhões...
Enquanto isso, ficam alguns vídeos de cantores de Reggae entoando louvas a Israel, Jerusalém etc.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com civilidade e polidez. Não aceitarei arroubos.