domingo, 26 de agosto de 2012

O ódio anticatólico do Partido Democrata dos Estados Unidos.



O Arcebispo de Nova York, Cardeal Timothy Dolan, foi convidado pelo partido republicano para oferecer uma bênção pelo encerramento da convenção geral que oficializará a candidatura de Mitt Romney como presidente dos Estados Unidos. A notícia foi divulgada por Romney durante uma entrevista ao principal apresentador da rede católica norte-americana EWTN.
Mitt Romney escolheu como parceiro de chapa o jovem deputado Paul  Ryan, um católico que procura seguir a doutrina social da Igreja na abordagem econômica e na sua postura pró-vida.
A bênção do cardeal não será um endosso pessoal ou da Igreja Católica – Timothy Dolan é presidente da Conferência de Bispos dos EUA – mas terá um peso significativo, uma vez que a arquidiocese de Nova York é uma das 40 organizações católicas que estão processando o governo Obama pela imposição do seu plano de saúde que obriga empregadores – incluindo a Igreja – a fornecer planos de saúde com serviços de esterilização, contraceptivos e abortivos.
Para Dolan e a maioria esmagadora dos bispos americanos esse plano de saúde é uma afronta às consciências e à liberdade religiosa.
Em declaração à imprensa, o porta-voz da arquidiocese afirmou que “ficou claro para os organizadores de convenções, no entanto, que o cardeal estava vindo apenas para rezar e não para endossar, e que ele estaria disposto a aceitar uma oferta semelhante da parte do Partido Democrata”. O Partido Democrata, seguindo ordens do Presidente Obama, dispensou o convite.
Patrick Archbold, do periódico National Catholic Register, afirma que a decisão pessoal do Presidente Obama em não aceitar a bênção do cardeal é pragmática e estratégica. Embora Obama participe de um jantar beneficente católico oferecido tradicionalmente pela arquidiocese de Nova York aos dois candidatos presidenciais, ele não se arriscaria a ter na Convenção Democrata, que “deverá ser um festival dos amantes do aborto”, segundo Archbold, um discurso pelo respeito da vida e do nascituro. Segundo Archbold, Obama sabe que durante o jantar o cardeal não se atreveria a criticá-lo publicamente.
Até o momento o legado do presidente Obama é uma economia em estado vegetativo, um forte apoio à redefinição do matrimonio e ao casamento gay –primeiro presidente a endossar publicamente o casamento entre pessoas do mesmo sexo – e um atentado violento à liberdade religiosa. Contudo, a probabilidade da sua reeleição é alta, uma vez que os católicos latinos, que formam uma porção substancial de votos, estão alinhados com Obama. Os americanos católicos e evangélicos estão inclinados na direção de Romney.















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com civilidade e polidez. Não aceitarei arroubos.