sábado, 22 de setembro de 2012

Campo de concentração comunista torna-se catedral católica.


KARAGANDA, 20 Set. 12 / 12:10 pm (ACI/EWTN Noticias).- No dia 9 de setembro foi inaugurada uma bela catedral católica nos terrenos que ocupavam os campos de concentração soviéticos de Karlag. A construção do templo, que constituiu um acontecimento de especial significado para o Cazaquistão, foi realizada em memória as vítimas do comunismo.

A Catedral da Bem-Aventurada Virgem Maria de Fátima - Mãe de todas as Nações, conforme assinalam os Bispos do Cazaquistão em uma declaração, constituirá "um epitáfio em memória de todas as vítimas de Karlag e um lugar de oração e expiação pelos incontáveis crimes perpetrados por um regime totalitário e sem Deus em Karaganda e Cazaquistão, contra Jesus Cristo e contra a dignidade humana".

Nenhum outro lugar no Cazaquistão "foi tão copiosamente manchado pelo sangue e umedecido pelas lágrimas das vítimas inocentes da repressão comunista", indicam.

Nesse lugar muitos sacerdotes viveram, trabalharam forçadamente e morreram, dando um testemunho heroico de sua fé. Entre eles, os Bispos destacaram ao beato Nikita Budek, Bispo e mártir; ao beato Alexis Zaritzki, sacerdote e mártir; ao Servo de Deus Alexander Khira, Bispo e mártir; e o Servo de Deus Vladimir Bukovinsky.

Como enviado do Papa Bento XVI, o Cardeal Angelo Sodano presidiu o rito de consagração do templo e presidiu a Missa, acompanhado do Bispo de Karaganda, Dom Janusz Wieslaw Kaleta. Assistiram à celebração uns mil e 500 fiéis.

Depois de agradecer aos fiéis, sacerdotes e prelados que fizeram possível a obra contribuindo de forma material e "com orações e sacrifícios espirituais", os Bispos explicam que "a consagração de uma catedral é o momento mais favorável para receber abundantes graças para sua própria renovação espiritual".

"Qualquer igreja materialmente visível é um símbolo do santuário invisível da Santíssima Trindade que está oculta profundamente dentro de cada batizado que vive em estado de graça santificante".

Por este motivo, os Prelados destacam a beleza exterior do templo, que reflete a beleza interior com a qual cada um deve adornar sua alma. Por este motivo, esta Catedral é "uma profissão visível da fé católica e um instrumento de evangelização", uma nova evangelização que se faz "através da pedra, através da beleza e através da cultura".

Seu estilo gótico, inconfundivelmente católico, é testemunho de fé em meio de uma população que é na sua maioria muçulmana, os católicos são apenas dois por cento.

Segundo o Bispo Auxiliar de Karaganda, Dom Athanasius Schneider, o uso dos melhores elementos e a perfeição artística "facilita o cumprimento do primeiro mandamento e o fim último de toda a criação: o culto e a glorificação de Deus".

A beleza também facilita a relação com os que não são católicos. "A população se sente honrada por ter um edifício de tanta beleza arquitetônica e alto significado cultural em sua localidade", explica. "As autoridades civis valorizam a nova catedral como um gesto da Igreja Católica na promoção da cultura".

"Em grandes letras de bronze na entrada da Catedral estão escritas estas palavras da Sagrada Escritura", descreveu o Prelado: "Esta é a casa de Deus, esta é a porta do céu. Essas santas palavras são um lema muito apropriado para esta Catedral".




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com civilidade e polidez. Não aceitarei arroubos.