domingo, 2 de dezembro de 2012

Boris Casoy é condenado a indenizar gari por insulto.

O Jornalista Boris Casoy e a Rede Bandeirantes  foram condenados pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a pagar R$ 21.000 ao gari Francisco Lima, que se sentiu ofendido por comentários que vieram ao ar no Jornal da Band  em 31/12/2009 ( ver vídeos abaixo )
A polêmica em torno desse lamentável episódio suscita algumas questões dignas de reflexão: a mentalidade liberal e elitista de Boris Casoy, a falsa preocupação dos comunistas com os pobres e a Doutrina da Igreja Católica.
Primeiramente, Boris Casoy é um jornalista excepcional e com um trabalho bem prestado à liberdade de expressão no Brasil. Seu trabalho é sério e suas colocações sobre os cenários políticos nacional e mundial são quase sempre louváveis e argutas Com efeito, seus comentários sobre os garis-que vazaram sem seu consentimento- foram baixos, vis, desqualificados e elitistas.. Nisso, infelizmente, ele segue bem as diretrizes do Liberalismo Econômico, doutrina filosófica eivada de relativismo moral, utilitarismo e aversão aos pobres.Sendo assim, o comunicador em questão apenas cristaliza em palavras e atos tudo que aprendeu de Adam Smith, Jeremy Bentham, Ludwig Von Mises e tantos outros.Mostrou-se, sem sombra de dúvida, um ótimo aluno dos seus mestres.
Não obstante, muitos dos críticos de Boris Casoy nesse episódio são comunistas e esquerdistas. Estes possuem uma relação com a pobreza ainda mais maléfica e satânica. Enquanto liberais econômicos propagam o horror aos pobres e o mais cruel elitismo, a comunalha usa e abusa destes em nome de um projeto de poder materialista e opressor, que só trouxe terror e morte aqueles que jurava defender.Além disso, os adeptos de Karl Marx e Vladimir Lenin tentam matar a todo custo aquilo que as pessoas despossuídas economicamente, em boa parte, possuem de mais sagrado, respeitoso e civilizado: o respeito pelo trabalho das pessoas bem abastadas materialmente. E nisso, infelizmente, os apóstolos do ódio tem conseguido certo sucesso pois grassam pessoas inconformadas com suas condições materiais de vida.
Por outro lado, a verdadeira amiga dos pobres é a Igreja Católica. Essa instituição, sim, através de sua doutrina mostrou aos menos favorecidos economicamente o verdadeiro caminho do bem estar espiritual: colocar em primeiro plano as questões voltadas ao Reino dos Céus. Lógico que isso não excluiu a defesa  do progresso social e desenvolvimento econômico. Nesse sentido, os pobres de outrora não tinham,  na maiorias dos casos, nenhum problema contra os ricos em si  pois enxergavam estes como irmãos espirituais e  membros da mesma comunidade social. Não obstante, a Doutrina Social do Catolicismo tem chamado estes últimos a possibilitarem condições de vida mais dignas aos mais necessitados através do funcionamento social da propriedade privada, doação de bens às instituições sérias de auxílio aos carentes, repartição de lucros com trabalhadores etc.
Em suma, a contenda entre Boris Casoy e os garis só deixou clara a superioridade católica e conservadora na lida com os mais pobres materialmente. Abjurando o mamonismo dos liberais e a sede demente de revolução e inveja dos comunistas e esquerdistas, pôde se  construir uma teia de relações entre capital e trabalho e riqueza e pobreza na senda da justiça social, solidariedade e Direito Natural.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com civilidade e polidez. Não aceitarei arroubos.