quarta-feira, 4 de julho de 2012

Estados Unidos e China de olho no nióbio brasileiro.



Parece que a mídia brasileira deu um leve despertar acerca da questão do nióbio  , um mineral raro e importantíssimo para as indústrias aeroespacial , naval  e automobilística. 
Dever-se-ia investir maciçamente em Ciência e Tecnologia em nome de um desenvolvimento industrial interno mais pujante pois apenas assim o Brasil escaparia de continuar sendo apenas um exportador de nióbio , fato que lhe confere pouca aproveitabilidade em relação a tudo que se pode ganhar em termos econômicos e estratégicos com o mineral em questão. Num nível necessário mais imediatamente porém ainda longe do suficiente ,  o País poderia produzir ligas metálicas e agregar mais valor tecnológico nas exportações das mesmas. Seria muito mais rentável !
No entanto, precisou sair um vazamento a partir do site Wikileaks para que o Brasil soubesse mais profundamente sobre a importância do nióbio , haja vista que os Estados Unidos consideram as reservas brasileiras de Catalão 
( localizada no sudeste de Goiás ) e Araxá
 ( localizada no sudoeste de Minas ) estratégicas para sua segurança . Com efeito , como a China é a principal compradora desse mineral , é bem fácil o Governo Comunopetista não dar a mínima para esse problema pois o mesmo só se preocupa em defender os interesses do País quando do outro lado estão os Estados Unidos ou algum governo anti-revolucionário. Mas quando é Venezuela , Bolívia , Argentina ou o Dragão Vermelho Maoísta , a coisa é outra. É jogo de comadre ! 
Abaixo estarão dois vídeos sobre a questão do níóbio. O primeiro é uma reportagem de uma televisão goiana enquanto o outro é uma entrevista do saudoso Dr. Éneas , que durante muito tempo gritou sozinho no deserto. 















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem com civilidade e polidez. Não aceitarei arroubos.